E começa um novo inverno. Eita faceirice! Isso porque há um tempo eu me descobri uma piromaníaca (pessoa que tem loucura, obsessão por fogo). Me descobri assim depois que mudei para um apartamento que tem lareira.
A história começa no cemitério.
Quando começou o frio, no ano passado, eu notei que havia um tiozinho que vendia lenha num caminhão a caminho do fórum. O caminhão ficava na frente do cemitério municipal e eu passava diariamente por ali. Num daqueles dias de frio de rachar cuca, decidi que havia chegado o momento de comprar a lenha e, finalmente, inaugurar aquela tal lareira que se encontrava lá, no meio da sala.
Parei por ali e me apresentei para o tiozinho dizendo que eu nunca tinha usado a lareira e fazendo mil perguntas sobre o que eu deveria comprar. O tiozinho me olhava, parecia atônito. Aí ele resolveu abrir a boca e eu notei que não havia nenhum dente por ali. Por consequência disso, seria quase impossível entender qualquer coisa que ele tentasse me explicar.
Assim , fui pra casa com dois sacos de cada coisa que ele tinha lá pra vender. Deveria dar conta do recado!
Cheguei em casa e esparramei os sacos pela sala, afastei o tapete e comecei…
Primeiro coloquei uns seis pedaços de lenha enfileiradinhos e fui com o fósforo tacar fogo! Claro que eu não acertaria de primeira. Então tive a brilhante idéia de usar jornal!!! Isso! Jornal deveria funcionar…mas nada, nécas mesmo! Uma fumaça cinza começou a se espalhar e contaminar o apto. Eu já estava parecendo a nega-fulô!
Depois dessa primeira experiência eu aprontei várias, todas frustradas, apesar de eu sempre perceber uma pequena evolução. Aí um dia a minha tia sentou do meu lado e me ensinou que agente tem que fazer filetes de madeira ou colocar umas pinhas que a lenha pega fogo bem mais rápido e sem tanta fumaça. Não sei porque eu não pensei nisso antes!
Hoje eu QUASE sei fazer o fogo rapidinho! Mas o melhor é que depois que a coisa pega eu fico atônita. Nem a televisão, o computador ou o vício pela internet me pegam mais. A minha atenção se concentra totalmente no fogo, nas brasas, em colocar mais e mais lenha pro fogo subir e subir.
Várias vezes já cheguei a sair correndo procurando um espelho pra ver se eu ainda tinha sombrancelhas! Mas nada demais aconteceu, eu só fico lá observando e colocando mais lenha. Me descobri piromaníaca! Adoro o inverno!
* Daniele Altenhofen é amiga da blogueira, advogada e gosta de brincar com fogo!