Novos tempos, mesma discussão

Faz tempo! Aliás, faz MUITO tempo que, volta e meia, no aquece preliminar ao jogo do Grêmio, surge a mesma discussão. É coisa de nerd, a gente sabe. Mesmo assim, a dúvida insiste em permanecer. Já viramos o google do avesso, e ele ainda não conseguiu nos explicar. Já questionamos amigos, pilotos, mestres em física. Já dividimos essa angústia com várias pessoas que já passaram pelo nosso grupinho de jogo. Mas a dúvida permanece!

Como não poderia deixar de ser, tudo começou com o Véio e o Sujô. Sim, porque nenhum deles dá o braço a torcer. Ao que parece, tá valendo uma caixa de ceva, se é que a aposta já não aumentou. De qualquer forma, o importante é que todos beberemos juntos, independente da resposta correta. Isso, é claro, se algum dia alguém conseguir nos dar uma resposta convincente.

A história é mais ou menos assim: Tu estás num ponto da Terra e quer chegar exatamente do outro lado. Percorrer a metade da Terra. Se tu fores pelo lado contrário a rotação dela, tu farás em menos tempo. Se tu fores a favor da rotação dela, tu demoras mais. Até aqui tudo tranquilo. Todos de acordo!

Com a Terra parada, a distância de um ponto ao outro, independente de por qual lado será feito o trajeto, é a mesma. Ok, isso também é consenso. A complicação vem agora: eu acho, e também acho que é o que o Sujô acha (a essa altura do campeonato eu já nem sei mais quem acha o que!) que a distância percorrida é menor se o avião for pelo lado contrário a rotação da Terra. Isso porque o avião “ganha” quilômetros a medida em que o planeta gira.

O Véio acha que a distância percorrida é a mesma. Pois afinal, a distância entre os dois pontos é a mesma, tanto faz o lado. O Cassiano levantou uma questão bastante relevante, sobre as distâncias de vôo serem contadas em horas, não em quilômetros. Talvez esteja aí a chave da questão.

Também devo confessar que, depois de tantos exemplos, ideias estapafúrdias, teorias e fórmulas de física, eu já nem tenho bem certeza se a discussão é mesmo em torno dessa questão ou se já mudou para outra, ainda relacionada a Terra, rotação, distâncias e avião. Também não sei se queremos de fato solucionar a questão ou se gostamos mesmo é de ter algo sobre o que discutir infinitamente. Nem que seja em meio a gritos, caretas e fórmulas matemáticas.

Share to Facebook
Share to Google Plus

325 Thoughts on “Novos tempos, mesma discussão

  1. PERFEITO!!!

    Se o ponto de referencia for o solo, com mesma velocidade a distância será a mesma e o TEMPO TAMBÉM!! Quer dizer, a nossa discussão não tem razão nenhuma, porque a rotação da terra é desconsiderada.

    Para considerarmos a "tua" velocidade da Terra e a "minha" trajetória percorrida ou seja, para nossa discussão ter fundamento é necessário um referencial externo.

  2. Nananinanão!!!

    Nossa discussão é toda dentro da Terra, tanto que eu sempre disse, que tanto faz, por água, terra ou ar: a distância (que pra mim é igual à trajetória percorrida) é a mesma! E tu disse que pelo ar não!
    A referência externa que o cara fala ali é fora da Terra (planeta), que é diferente do que tu falou (solo). Vai continuar achando que a distância é diferente DENTRO DA NOSSA APOSTA, ou seja, DENTRO DO PLANETA TERRA???

  3. Véio, lembra do que falamos no jogo aquele dia? Todos estamos partindo do pressuposto de que faz diferença a rotação da terra, seja em distância, em velocidade, em tempo… mas faz diferença. O que estamos vendo agora, é que não faz. Se não faz diferença, é óbvio que a distância é a mesma. Ninguém discutiria isso!

  4. Obrigado Beta!

  5. Véio, se não tem alteração de tempo não tem sentido a discussão.

  6. Véio, COBERTO DE RAZÃO on 4 de outubro de 2010 at 20:56 said:

    O negócio é simples bixo: o tempo todo tentei simplificar, afirmando simplesmente que a distância era a mesma. Inventaram teorias, fizeram desenhos, duvidaram de piloto de avião (por favor)!! Por isso apostei, me parecia uma coisa descabida afirmar que a distãncia poderia ser diferente, tão descabida que duvidei que apostariam nisso, mas quiseram! A pergunta que gerou a aposta era uma só e a reposta foi dada!!!

    O Véio tava certo.

    Não escrevo mais neste post. Pra mim é caso encerrado e cerveja gelada na mesa. Aqueles que colaboraram e participaram da discussão estão convidados. Uma caixa, se bem me lembro, e é aquilo que eu disse uns dias atrás: basta o nosso amigo Sujô marcar a data e a hora!!!

    PS: sem tapetão, por favor!!!
    PS2: por falar nos desenhos, edita aqueles com 15 cores diferentes, flechinha pra cá, risquinho pra lá, isso é do avião, o outro é do navio. Passa dois risco vermelhos gigantes que nem de proibido parar e estacionar neles todos. Deixa só o que tu nomeou como "teoria do véio", pois é o único que tá certo!!

    Um abraço raça!!!!

  7. Cara, ( de pau), tu é uma piada!

Comment navigation

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation