Daily Archives: 23 de agosto de 2023

You are browsing the site archives by date.

Sound Healing – A dança das águas

Já tem um tempo que descobri que a única solução para minhas noites de insônia, é colocar uma “frequência para dormir rapidamente” bem baixinho na mesa de cabeceira. Se você não sabe o que isso significa, pega o Spotify, ou mesmo o YouTube, e escreve aí: música/frequência para dormir.

Existe uma infinidade de opções. São músicas, sons ou tons, ou tudo misturado, que exercem uma reação muito direta no nosso físico, no meu exemplo, fazendo com que eu adormeça rapidamente.

Talvez o fato de eu já ter experimentado o poder do som tenha me deixado ainda mais intrigada e curiosa para conhecer e experimentar na pele a sessão de Sound Healing (cura pelo som) oferecida pelo queridíssimo Caio Passi, na incrível bolha energética que é a Azulosa (@aazulosa).

A experiência de entrar na Azulosa, por si só, já é mágica. Ela tem um esquema sonoro que amplifica sons dependendo da posição em que estamos em relação ao emissor. É como se alguém estivesse falando no microfone, ainda que a três passos da gente. O formato de oca, não apenas pesca do inconsciente lembranças ancestrais, mas nos convida a nos perder. Ao entrar, não sabemos o que é frente, costas, lado. Perdemos a referência geográfica e isso nos motiva a rasgar os mapas internos e nos permitir descobrir novos caminhos. Afinal, se o Gato de Cheshire já dizia que se você não sabe o caminho, qualquer caminho serve, é porque qualquer caminhada pode ser tão bela quanto a que havíamos planejado em nossas próprias incertezas.

Uma conversa terapêutica inicia o movimento. Ali já trazemos o tácito e o etéreo que nos circunda e afeta. Uma carta se apresenta. E dali, traçamos uma direção. Bem no centro da Azulosa, uma mesa de madeira – ao menos à primeira vista. É nessa mesa que sou convidada a deitar, mas agora com a consciência de que ela é um instrumento da sessão que está para começar.

A mesa, vim a saber mais tarde, é conhecida como Mesa Lira, uma caixa de ressonância com cordas tensionadas como se fosse um grande violão. Ela ajuda na vibração que os sons terão em nosso corpo e, ao mesmo tempo, também produz som próprio. Ali deitada recebi um tapa olho e logo na sequência o aroma delicioso de algo cítrico, como laranja ou bergamota. O relaxamento começou.

Mas a partir de então, já não se pode explicar. Um conjunto de sons, melodias e percussão que mexem com a gente em diversos aspectos. E mexe porque somos feitos de água e a água propaga o som mais rapidamente do que o ar. Pensa no poder disso tudo! Não é à toa que algumas músicas nos fazem chorar, enquanto outras nos convidam a balançar os quadris. O Sound Healing trabalha os campos físico, mental e espiritual de forma profunda e intensa. Só se pode sentir, não se pode explicar.

E nossas águas dançam. E como dançam! Vibram para lá e para cá, percorrendo cada cantinho do nosso corpo físico e acendendo todo o nosso sistema sensorial. Aos poucos, o corpo se entrega e tudo vira experiência. A mente, sempre atenta, se esforça para desvendar o que está acontecendo. E logo as mensagens chegam, bem claras, cada uma em sua linguagem, dizendo em alto e bom som por onde está o nosso próprio caminho de cura.

Ao final, outra carta, dessa vez mostrando o que nos segura, o que precisa ser trabalhado agora. Mais uma conversa (não sem antes dar uma passadinha no banheiro, porque essa dança das águas acabou por encher rapidamente a minha bexiga) e um abraço final para selar aquele encontro energético de acolhimento e cura.

Alguns dias se passaram desde a minha sessão. O som ainda vibra, as mensagens ainda reverberam. A caixa acústica que é meu próprio corpo, agora entende ainda melhor o seu poder como instrumento de vida do meu ser. E desde então, a cada noite, um novo sonho se apresenta. Vívidos e claros como as águas cristalinas, mostrando que o mesmo som que faz dormir, é capaz de despertar memórias e criar histórias fantásticas. Gratidão pra caralho!