Aprendi a pagar serviço quando morei no Canadá. Não os 10% que alguns restaurante brasileiros já sugerem na nota, mas uma gorjeta mesmo. É normal não pedir troco em cafés, pubs e bares. O troco fica para quem nos atendeu.
Foi difícil no começo. Não preciso nem falar das dificuldades financeiras que se apresentam quando a gente mora fora. Além do mais, no Brasil isso não é costume. Esses tempos falei para um garçom em um café, que ele poderia ficar com o troco. Ele me olhou com cara feia e fez questão de me devolver o dinheiro. Vai entender!
Fato é que isso é praxe na maioria dos países pra onde viajo, então já acostumei. Paga-se 5% se o serviço foi ruim, 10% se o serviço foi bom e de 15 a 20% se o serviço tiver sido muito bom. Logo, me recuso a pagar 10% quando não sou bem atendida.
Vamos combinar que o bom atendimento faz parte do serviço de um garçom. Ele nem deveria ser bonificado por isso. Mas tudo bem, do jeito que as coisas são hoje, pago com gosto quando recebo um tratamento diferenciado. E em respeito a esses, acho justíssimo não pagar taxa de serviço quando não fico satisfeita.
Certa vez no Shissô, um restaurante japonês de São Leopoldo, precisávamos esperar 10 minutos para que o garçom percebesse que havia acabado a bebida e outros 20 minutos até que ele trouxesse a próxima. Se isso foi assim com a bebida, acho que nem preciso explicar a demora que tivemos com a comida, né? O resultado? Em hipótese alguma eu pagaria taxa de serviço. E os motivos foram informados no caixa, mesmo que eu não tenha a menor vontade de dar mais uma chance para aquele restaurante.
Ontem fomos na Cantina Cândido Valduga, também em São Leopoldo. Eram três garçonetes que atendiam o salão. Como o restaurante é pequeno, elas dariam conta tranquilamente. O problema é que ao pedirmos um vinho, e percebemos que, enquanto esperávamos, duas garçonetes permaneciam paradas junto ao caixa, descobrimos que apenas uma era autorizada a servir bebidas. Isso mesmo! Precisávamos esperar enquanto a menina das bebidas servia o salão inteiro, mesmo que as outras duas não estivessem fazendo nada!
Claro que não pagamos os 10%, pra desespero total e completo da mãe, que se sente muito mal cada vez que me revolto com a taxa de serviço. Provavelmente eu não retorne aquele restaurante, mesmo que a comida estivesse muito gostosa. Não saio por aí procurando o melhor serviço para decidir em qual restaurante entrar, mas acho justo penalizar os que não valorizam o cliente a ponto treinar seus funcionários. Atendimento não é mais diferencial pra empresa nenhuma, é requisito básico. Infelizmente, muita gente ainda não entendeu!
Adorei seu blog materias bem humoradas e super divertidas.
Tem lugares que realmente é uma piada. Os garçons (ou garçonetes) chegam a olhar pra ti, perceber que tu vai chamá-los e aí inventam algo pra fazer em outro lugar ou de costas pra tua mesa!!! O negócio é boicotar estes lugares!
Beijão!