Daily Archives: 31 de janeiro de 2011

You are browsing the site archives by date.

Avisos da natureza

Não entendo qual o problema das pessoas com o lixo. Sério! É muito difícil colocar o lixo no lixo? Separar o seco do orgânico? Reservar um espacinho na bolsa pra colocar papéis de bala? Difícil entender os avisos que a natureza vem nos dando, ano após ano?

Semana passada, vi no Bom Dia Brasil uma reportagem sobre os gastos que a prefeitura de São Paulo tem só para a retirada de chicletes mascados da Avenida Paulista. É um milhão de reais, dinheiro público, para limpar menos do que metade de um quarteirão. Isso, é claro, sabendo que na próxima semana, será necessário começar tudo de novo. E nem vou mencionar o que as pessoas gastam consertando roupas por terem sentado na goma colada em postes e bancos de parada de ônibus.

Na TV, fomos bombardeados com as notícias dos desabamentos no Rio de Janeiro. Tragédias familiares, casas transformadas em destroços, cenas comoventes de dor e de emoção. Em muito lembrou o que aconteceu em Santa Catarina, apenas um ano antes. Os dois acontecimentos movimentaram o Brasil que se comoveu e doou roupas, colchões, trabalho.

O que me intriga é essa mania de achar que remediar é a solução e, ainda por cima, exaltar a capacidade do povo brasileiro em se doar aos outros nesses momentos de dor. Burrice, isso sim! Pura burrice! Esses desastres representam os gritos da nossa natureza: _ Por favor, parem de me destruir ou eu não conseguirei suportar toda minha carga de trabalho!

Mas mesmo gritando a plenos pulmões, a coitada da natureza ainda é ignorada por gente que joga lixo pela janela do carro, deixa papel de picolé na beira da praia ou corta árvores sem propósito. Enquanto não aprendermos a prevenir, muitas outras catástrofes virão. Quem sabe um dia, desmorone um barranco em cima de nossas próprias cabeças!

Não esqueçam que 2012 tá logo ali, virando a esquina!