Hoje é dia de eleição. Num mesmo momento, precisamos decidir quem será nosso presidente, governador do estado, senadores, e deputados federal e estadual. Muito se fala sobre a importância do voto consciente, do estudo das propostas de cada um, do acompanhamento pós eleição… E eu me pergunto: o povo sabe realmente o que cabe a cada um desses cargos para os quais iremos votar?
Aprendemos sobre os Três poderes na escola. Sabemos o que faz (ou deveria fazer) o presidente. Mas e quanto ao resto? O que cabe, de fato, a cada um? Qual a relação real entre os partidos? O que influencia, no trabalho de cada um, a diferença ou semelhança partidária com seu superior? Quem é o superior? Quem apresenta projetos e quem vota em favor deles?
De que adianta saber as propostas de cada um, se não sabemos o que cada um pode, de fato, realizar depois de eleito? Temos muito ainda a aprender sobre política. Muita coisa ainda passa pelos nossos olhos e não sabemos nem a quem culpar. Ou a quem elogiar… Ou de quem cobrar! Daqueles que eu ajudei a eleger, o que têm feito? E o que não tem feito?
Precisamos realmente votar consciente, mas isso engloba muitas coisas: funçōes, propostas, realizaçōes. Cabe a nós, que temos condiçōes e discernimento para tal, estudar cada um dos candidatos e cobrar dos eleitos tudo aquilo prometido em campanha. Pouco importa se é um candidato em quem votei, ou não.
Nós somos a geração da mudança, da inovação! Cabe a nós fazer a diferença para mudar essa situação política atual. Cabe a nós cobrar que o presidente saiba de tudo o que se passa sob suas vistas. Cabe a nós lutar contra o assistencialismo barato e interesseiro e buscar propostas consistentes, coerentes e contínuas. Planejamento, execução e controle! É o povo exercendo o papel de gerente de projeto. É sair do passivo e investir no ativo.
A hora é agora!
Concordo plenamente. Inclusive me considero um cara muito pouco politizado!! Precisamos todos melhorar neste aspecto.
Beijão!!!
Pelamordedeus o Tiririca foi o deputado mais votado no Brasil…
Ai fica Fo@#%&¨*&$¨.
"Povo que eu amo, terra que eu piso."