Novos tempos, mesma discussão

Faz tempo! Aliás, faz MUITO tempo que, volta e meia, no aquece preliminar ao jogo do Grêmio, surge a mesma discussão. É coisa de nerd, a gente sabe. Mesmo assim, a dúvida insiste em permanecer. Já viramos o google do avesso, e ele ainda não conseguiu nos explicar. Já questionamos amigos, pilotos, mestres em física. Já dividimos essa angústia com várias pessoas que já passaram pelo nosso grupinho de jogo. Mas a dúvida permanece!

Como não poderia deixar de ser, tudo começou com o Véio e o Sujô. Sim, porque nenhum deles dá o braço a torcer. Ao que parece, tá valendo uma caixa de ceva, se é que a aposta já não aumentou. De qualquer forma, o importante é que todos beberemos juntos, independente da resposta correta. Isso, é claro, se algum dia alguém conseguir nos dar uma resposta convincente.

A história é mais ou menos assim: Tu estás num ponto da Terra e quer chegar exatamente do outro lado. Percorrer a metade da Terra. Se tu fores pelo lado contrário a rotação dela, tu farás em menos tempo. Se tu fores a favor da rotação dela, tu demoras mais. Até aqui tudo tranquilo. Todos de acordo!

Com a Terra parada, a distância de um ponto ao outro, independente de por qual lado será feito o trajeto, é a mesma. Ok, isso também é consenso. A complicação vem agora: eu acho, e também acho que é o que o Sujô acha (a essa altura do campeonato eu já nem sei mais quem acha o que!) que a distância percorrida é menor se o avião for pelo lado contrário a rotação da Terra. Isso porque o avião “ganha” quilômetros a medida em que o planeta gira.

O Véio acha que a distância percorrida é a mesma. Pois afinal, a distância entre os dois pontos é a mesma, tanto faz o lado. O Cassiano levantou uma questão bastante relevante, sobre as distâncias de vôo serem contadas em horas, não em quilômetros. Talvez esteja aí a chave da questão.

Também devo confessar que, depois de tantos exemplos, ideias estapafúrdias, teorias e fórmulas de física, eu já nem tenho bem certeza se a discussão é mesmo em torno dessa questão ou se já mudou para outra, ainda relacionada a Terra, rotação, distâncias e avião. Também não sei se queremos de fato solucionar a questão ou se gostamos mesmo é de ter algo sobre o que discutir infinitamente. Nem que seja em meio a gritos, caretas e fórmulas matemáticas.

Share to Facebook
Share to Google Plus

325 Thoughts on “Novos tempos, mesma discussão

  1. Mesma distância sempre! Não tem pq pensar diferente…

  2. Pela lógica, se a Terra realmente gira como dizem, o Sujô vai ganhar essa ceva. Se gira e tu fores contra esse giro, claro que a distância diminui.

    A questão que não lembro, a Terra gira em torno do seu eixo, ou gira em torno do sol???

    bjos

  3. Gente! Mas isso é uma coisa que eu ja tentei explicar, e ninguém me entendeu, e quem entendeu disse que eu tava louca.
    Eu acho que diminui sim contra a rotação.
    Que alívio. Não sou tão louca assim!

  4. A terra gira em torno dela mesma E em torno do sol. Rotação e trnaslação. Lembra?
    Que bom que Mai e Marcelo concordam comigo! Quem dá mais? kkkkkkk

  5. Galera, o avião pode ir mais rápido mas o espaço físico é o mesmo, não viajem! (viajem com j mesmo)

  6. Se essa resposta não tivesse uma caixa de ceva sustentando, já teriamos esquecido essa conversa.
    A chave da questão está no observador. De onde se observa? Do chão ou do avião? E mais uma relação pra piorar, a velocidade máxima de rotação da terra está na linha do Equador, então se estiver no paralelo 30 a velocidade é menor.
    Vixxxxx
    Agora a casa caiu…..

    Por que o 100% não comentou ainda?

    Bjs

  7. O que a ceva não faz hein… kkkk

    Bom, mas tem uma forma de simplificar bem o assunto, uma fórmula conhecida por todos
    velocidade = distância sobre o tempo (v=d/t). Se estamos de acordo que o tempo é alterado e a velocidade é a mesma, obrigatóriamente a distância também será alterada. Óbvio que a distância percorrida e não a distância entre os pontos.

    Ta na mão essa caixa!

    bjs e abraços!

  8. Seguinte, a distância seria a mesma indo pra qualquer dos lados se estivesse indo por solo, já indo pelo ar, a distância é menor no sentido contra a rotação pois os dois referenciais, a pessoa que viaja e o ponto ao qual ela quer atingir, se deslocam um em direção ao outro, diminuindo assim a distância a ser percorrida. Óbvio que a distância entre o ponto de partida e o de chegada continua sendo o mesmo, mas a trajetória (como diriam os físicos) realmente percorrida diminui. FATO.

  9. Véio, ainda insiste?

  10. Claro!!
    Pelo visto só eu e o Xandão vamos tomar essa cerveja!!!

    Concordo pelnamente com a fórmula do Sujô, só que o que ele não considera é o seguinte: a velocidade do avião dele é somada à da Terra, que está indo contra ele, por isso ele chega mais rápido, porque a velocidade dele aumenta pois a Terra "ajuda" ele, MAS A DISTÂNCIA É A MESMA, é grandeza física, isso não muda nunca. E o meu avião, que vai pelo outro lado, leva mais tempo pois tem sua velocidade subtraída pela velocidade da Terra, que está se afastando de mim.

    Fiquei pensando no que o Cassiano falou sobre horas de vôo, e me dei conta de que a velocidade do avião é dada em km/h, então não interfere!

    Volto a dizer que o problema que estamos tendo é na definição de distância, trajetória e trajeto percorrido. Foi assim que o SDujõ confundiu o teu amigo piloto, lembra!!!

    Ou alguém aqui discorda que, se a distância até o outro lado da Terra é de 50.000 km, indo por céu, terra ou mar, pela esquerda ou pela direita, não será sempre 50.000 km???
    Se alguém discorda fala comigo que aposto outra caixa!!

    Beijão!!!

  11. A distância percorrida é menooooooorrrrrr!

  12. Como vou exemplificar, hummm!

    Bom: olhem todos, vou explicar devagar e gostaria que todos me acompanhassem!
    Vamos usar os 50.000 km como referência. Comecei a viagem contra a rotação da Terra, então ela está vindo ao meu encontro. Segundo o pensamento de alguns, eu percorrerei, suponhamos, apenas 49.000 km para chegar ao meu destino. É isso que vocês estão dizendo né? Beleza. Agora a Terra parou, ela não gira mais. Voltem os 49.000 km e… BINGO: ué, não é o lugar daonde eu saí… Mas como? Claro, esse lugar está 1.000 km à diante. Não esqueçam que quando o ponto onde quero chegar na terra (km 50.000), se aproxima de mim, O PONTO DE ONDE EU SAÍ (KM 0) TÁ SE AFASTANDO. Então, conforme eu e o Xandão pensamos (até agora), a Terra nos ajudou com esses 1.000, mas eles estarão no velocímetro, altímetro, odõmetro, bafômetro ou sei lá como se chama o equipamento do avião que marca a distância que ele andou, pois como disse a Beta no MSN com o amigo piloto dela, nos "passamos por todas as árvorezinhas, cachorrinhos e casinhas" que existem neste 50.000 km.

    PS: os valores eu inventei, é só pra vizualizar o raciocínio!

  13. o termo q usei q tu te refere foi "trajetória percorrida" q nos exemplos q usamos para comparação por serem hipotéticos pode-se considerar trajetória percorrida = a distância percorrida (concordam?).
    Então vamos nos focar no impasse que gerou a aposta: eu afirmei q nos exemplos teriamos alteração de distância percorrida (trajetória percorrida) e tempo, e tu afirmou alteração somente de tempo, o q gerou uma caixa fictícia até então.

    Dentro dessa realidade volto a fórmula da 8ª série, v=d/t.

  14. Gostei da parte onde o ponto de partida tb se afasta!
    hummmmmm!

  15. Anonymous on 24 de setembro de 2010 at 20:18 said:

    Ahá!
    Vamos complicar…
    E se ao invés de aviões, utilizássemos camelos.
    Só que eles não resistem atravessar a terra assim na maciota.
    O beduíno (estamos no Egito) lhe vende o camelo garantindo que ambos são iguais e têm tempo de vida tipo carro popular:
    1 ano ou km 50.000 (distância proposta pelo Véio – guardem esta validade, será importante mais tarde).

    O beduíno lhe diz que chegar ao exato outro extremo da terra – pelos seus cálculos Cianorte, no Paraná – levaria exatamente um ano pelo lado a favor da rotação da terra ou km 50.000 para qualquer lado.

    A pergunta que não quer calar:
    Saindo os dois ao mesmo tempo e supondo que o camelo contrário à rotação leve menos de um ano para chegar e continue andando, o camelo contrário consegue encontrar o outro antes do ponto marcado mesmo tendo ultrapassado os km 50.000 feito em menos de um ano?

    Tá, viajeeeeeei viajei viajei. Culpa de vocês todos.
    Rafito

  16. Mél Déls! Agora complicou!

  17. Tô perdido já. Qual a questão apostada, o tempo ou a distância?

    Véio cabeça dura, pensa o seguinte:
    – Se tu voar, e ficar parado no ar, a terra vai girar, e tu não estará mais no mesmo lugar, correto?
    Então claro que a terra vai girar, tu vai contra o giro e a distância será menor.

    Quero beber a ceva, independente de quem está certo.

  18. Pouco importa se o ponto original tb se afasta. Ele deixa de ser referência depois que o avião decola.

    E Rafa…

    CAMELOS??

    Francamente!
    kkkkkkk

  19. Perfeito Marcelo: tu ficou "parado", porém quando tu desceu tu não está no mesmo lugar! Pimba: significa que tu te deslocou, andou, ou seja, tu percorreu uma certa distância. Quem fez isso pra ti: a Terra, mas tu foi deslocado no espaço. Percorreu uma distância.

    Beta: o ponto de partida é sempre o ponto de referência, pois a tua distância é marcada a partir daí. Como no exemplo do Marcelo: tu andou certa distância pois a Terra te ajudou, ou melhor fez isso por ti, pois tu não acelerou, foi a Terra, pois o giro dela tem uma velocidade.

    Sujô: tu nunca leva em consideração a velocidade da Terra. Quem anda à favor da rotação tem de velocidade 1.000 km/h "-" velocidade da Terra, já quem anda contra ela tem velocidade de 1.000 km/h "+" velocidade da Terra. E por isso que o tempo de viagem muda, eles não andam na mesma velocidade, um é mais rápido, o outro mais lento, mas a distância é a mesma. Em fórmula:

    v (v do avião + v da Terra) = d/t
    1.000 + 100 = 50.000/t
    1.100 = 50.000/t
    t = 50.000/1.100
    t = 45,45 horas
    Isso é indo contra a rotação da Terra, com a Terra tendo uma velocidade de 100 km/h.
    Agora vamos ver a fórmula indo à favor dela (Terra)

    v (v do avião – v da Terra) = d/t
    1.000 – 100 = 50.000/t
    900 = 50.000/t
    t = 50.000/900
    t = 55,55 horas

    Então, com esses exemplos, concluindo minha tese de doutorado, digo que:
    OS VALORES QUE SE MODIFICAM NA SITUAÇÃO QUE CRIAMOS SÃO A VELOCIDADE (um anda mais rápido que o outro por causa da Terra, mesmo que ambos andem à 1.000 km/h) E O TEMPO (quem vai à favor da Terra leva mais tempo pois sua velocidade é menor, quem anda contra a Terra vai mais rápido pois sua velocidade é maior). A DISTÂNCIA PERMANECE A MESMA!!!

  20. Taís Dolfini on 25 de setembro de 2010 at 18:40 said:

    Pra mim a distância percorrida eh a mesma, porém as velocidades são diferentes… soma a velocidade da terra com a do aviao.

  21. Taís Dolfini on 25 de setembro de 2010 at 18:45 said:

    Apesar do Marcelo estar tentando que nem um louco me convercer do contrário, eu concordo plenamente com o Véio!

  22. Anonymous on 25 de setembro de 2010 at 18:46 said:

    Assim oh… Seja la quem for que esta indo nao sei para onde, soh sei que tudo depende da quantidade de alccol na cabeca. Se a terra gira em torno de si, do Sol, da Lua, de Marte.. nada disso importa. A Beta estava muito lucida quando fez esse texto. Acho que a resposta vem depois da sessao de creps.

  23. Acho que o segredo é calcular o WACC, pra ver se a empresa é viável e tals…
    WACC = (E/V)*Re+(D/V)*Rd(1-Tc)

  24. Anonymous on 27 de setembro de 2010 at 14:53 said:

    BETA.. Fecha o Editor pra eu postar!

    Véio… Não tem nem discussão. A distância é exatamente a mesma.

    Sugiro que num desses encontros famosos promovidos na casa da Beta, vocês antes de fazer a caipirinha, e sim, depois de algumas cervejas, coloquem um limão na ponta da faca, meçam a distância pra percorrê-lo e comecem a girar o limão.
    Perceberão que a distância é a mesma, embora as velocidades sejam diferentes.

    Véio, estarei em breve no RS para beber das cervejas da nossa caixa.

    AAAAh véio, ainda tem refrigerante lá em casa!

    Mônica

  25. olha só: o avião sobe, a terra começa a girar embaixo, imagina que o avião ficou parado enquanto a terra girou. O avião tá parado, passou distância sob ele, mas ele não percorreu.

    Ele em movimento, vai andar menos, pq parte da distância vai andar sob ele.

    Continuo achando que a ceva é do Sujô!

  26. Anonymous on 27 de setembro de 2010 at 15:09 said:

    Beta – quem acerta o mistério? diz (14:58):
    olha só o avião sobe a terra começa a girar embaixo imagina que o avião ficou parado enquanto a terra girou o avião tá parado
    passou distância sob ele mas ele não percorreu

    Mônica diz (14:58):
    Então qual é a discussão, que quando eu li no post era sobre a distância

    Beta – quem acerta o mistério? diz (14:59):
    ele em movimento, vai andar menos, pq parte da distância vai antes sob ele sim
    distância percorrida, e não distância entre dois pontos mas de qq forma cada um explicando a sua maneira nunca ninguém entrou em acordo. a discussão é eterna

    Mônica diz (14:59):
    mesmo assim, o avião pode percorrer menor distância porque ele consegue flutuar. Mas uma pessoa não

    Beta – quem acerta o mistério? diz (15:00):
    mas a questão é com aviaoooooooo

    Mônica diz (15:00):
    AAAh bom logo… ah porra…. então tá

    Beta – quem acerta o mistério? diz (15:00):
    indo por terra, obviamente que a distância é a mesma

    Mônica diz (15:00):
    entendi a discussão

    Beta – quem acerta o mistério? diz (15:00):
    a gente não sente a terra girando por terra

    Mônica diz (15:00):
    então melhor

    Beta – quem acerta o mistério? diz (15:00):
    mas a questão é pelo ar

    Mônica diz (15:00):
    faz o seguinte
    apaga lá meu post de novo q eu vou adaptar uma mosca voando no meu limão

    Beta – quem acerta o mistério? diz (15:00):
    huahahahhuahahahuaha

    Beta – quem acerta o mistério? diz (15:01):
    não escreve por cima isso que é o bonito
    a discussão

  27. Camelos, moscas, limões… Tá cada vez mais complicado!

    Beijão!!!

  28. Véio, sem dúvidas de que a distância é a mesma on 27 de setembro de 2010 at 18:37 said:

    Beleza Pig Friend!!

    Tô te esperando aí pra tomar essa cerveja!!

    Beijo!

  29. Eu não concordo com os artigos encontrados mas… seguem os links.
    Essa semana vou parar a professora de astronomia la na escola e ela não me escapa, vai ter que me convencer.
    Continuo achando que a rotação interfere se o avião se deslocar numa velocidade superior a da rotação da terra, ou seja velocidade superior a 1674Km/h…
    Todavia, seguem os links…
    http://www.ukqna.com/car/450-car-ukqna.html
    e nesse também tem:
    http://www.ukqna.com/science/3533-1-science-ukqna.html
    tenho dito!

  30. Se estamos considerando que os avioes sofrem interferencia com o movimento de rotacao da terra, e tambem consideramos que o ponto de partida sofre deslocamento entao:

    – o ponto de partida pode deixar de ser referencia pois temos ponto de partida X ponto de partida INICIAL e ponto de partida FINAL;

    – Se tivermos os polos da Terra (considerando que a rotacao seja exatamente no sentido da linha do equador) como referencial notaremos o movimento do aviao e do "ponto de partida" (que deve ser a mesma referencia para obter a velocidade de rotacao da terra);

    – Tendo os pontos de partida e de chegada deslocamento em direcao exatamente favoravel ou contraria aos avioes, acredito que a trajetoria percorrida por eles tambem sofra interferencia pois estes dois objetos estao percorrendo o espaco ao redor da Terra e nao a terra em si principalmente se e de acordo que o movimento desta esta sendo perceptivel a estes objetos.

  31. Anonymous on 28 de setembro de 2010 at 12:52 said:

    Acho que estão se confundindo os conceitos de DISTÂNCIA e TEMPO (da viagem ao redor da terra). A DISTÂNCIA percorrida será exatamente a mesma. O TEMPO de viagem será menor para o avião que gira contra a terra pois o ponto de chegada esta se movendo em direção a ele. É como se a sua velocidade fosse maior que a do outro, nada mais……

    (Se 2 carros pegam a freeway, com velocidades diferentes, o de maior velocidade chega antes na praia. Sendo que os dois percorrem exatamente a mesma DISTÂNCIA)

    Quem não quiser se confundir não continuem lendo por favor…. ehehheehhe
    PROVA: Velocidade = DISTÂNCIA/TEMPO. Assim: TEMPO = DISTÂNCIA/Velocidade. Então se a DISTÂNCIA permanece constante (por que é impossível encolher a terra) a maior Velocidade tem um menor TEMPO como resultado.

    Gustavo

  32. E começam à aparecer os apoiadores do Véio…
    Creio que o Gustavo tocou num ponto importante: "…impossível a Terra encolher…".
    Outra: estamos todos dentro da órbita da Terra (meu avião indo à favor da rotação dela e o do Sujô, indo contra), por isso as DISTÂNCIA PERCORRIDAS (TRAJETÓRIAS PERCORRIDAS, ESPAÇO ANDADO, DISTÂNCIA ENTRE PONTO DE PARTIDA E PONTO DE CHEGADA…) são iguais. O 2º link que a Mai colocou fala sobre isso na 1º resposta.

    E aí Sujô, que dia vai me pagar a caixa? Tem que avisar aqui pra galera que está colaborando participar…

    Abraço!!!

  33. mas e logico que a terra nao encolhe e que a distancia ENTRE OS PONTOS nao altera so que o aviao nao esta percorrendo seu trajeto numa estrada onde temos a kilometragem efetiva e estamos considerando que a Terra venha de encontro ao aviao.

    E se nesta viagem pela freeway, Osorio estivesse se afastando da freeway pela 101 teriamos a mesma distancia percorrida? Eh impossivel, logico, por isso que este exemplo nao se aplica a esta questao TOTALMENTE ATIPICA.
    Os avioes estao percorrendo o espaco sobre a terra e o ponto de chegada se afastando de um e se aproximando de outro e logico que o percurso do aviao = TRAJETORIA PERCORRIDA serao diferentes.

    Acho q a grande questao esta no ponto de referencia. Temos como medir a velocidade da terra (que estamos considerando) com referencia no ponto de partida do voo do aviao? NAO, entao nao tem como este ser o referencial.

    Veio, se tivessemos definido o referencial na hora da aposta ja teria pago esta ceva, ou melhor nao teriamos nem apostado pq entrariamos em conenso, mas tu so considerou a velocidade da Terra soh depois que foi falado na formula da velocidade. E outra, tu considera so a velocidade da terra e nao o seu deslocamento, ora, se a Terra tem velocidade = desloca-se = altera a trajetoria dos avioes, mais uma vez, logico, dependendo qual eh o ponto de referencia.

  34. Exemplo que eu acho q se aplica a situacao…

    temos dois navios em movimento com mesma velocidade e sentido navegando a uma certa distancia. Em cada navio temos uma aviao que tem como destino o outro navio e que voam ao mesmo tempo e na mesma velocidade. O sentido do Aviao A eh igual ao sentido do navio A e navio B, e diferente ao do aviao B.

    – O aviao B chega ao navio A antes do aviao A chegar no navio B.

    – A DISTANCIA ENTRE OS NAVIOS NAO MUDA NUNCA.

    – A Trajetoria percorrida pelos avioes eh diferente da distancia entre os navios.

    – O aviao A tem uma trajetoria maior e o aviao B tem uma trajetoria menor do que a distancia entre os navios. Alguem discorda disso???

  35. Não, a velocidade da Terra sempre esteve na questão, tanto que eu acho, desde o início, que os tempos mudam, mas não a distância percorrida.
    Os navios do teu exemplo são os aeroportos de saída e chegada, que são os pontos de referência, dá no mesmo, desde que eles sejam eqüidistantes na Terra. Se não existir ponto de referência, daí é que nem a ilha do Lost, que ninguém sabe onde está, como se chega lá, ou se realmente existe!!!

    Respondendo tua última pergunta: sim, eu discordo!

    Falô!

  36. Esqueci de uma coisa importante: se Osório estivesse se afastando da Freeway, Porto Alegre estaria se mechendo também, pois assim como a Terra não encolhe ela não estica….

  37. Então me diz aonde está errado este gráfico aí Véiooo!!!

    http://yfrog.com/f/jmparadadoaviaoj/

  38. Barbada: os pontos de saída dos aviões A e B, aí está o erro. Sempre entendi que a tua teoria diz o que está no desenho (tu "fixa" o ponto de saída e "desloca" o de chegada). Conforme a tua teoria as viagens seriam muito mais fáceis: bastaria levantar vôo em linha reta pro alto, lá ficar pelo tempo necessário e descer, pois daí tu estaria em outro lugar né? Isso é imppossível, tu sabe e já concordou. Tu poderia ter "diminuído" ainda mais a viagem do avião B, fazendo isso que eu disse. Edita ali e ve se isso não acontece: deixa o navio A (de baixo) embaixo do B (de cima). Incrível: o avião B apenas subiu e desceu e foi o navio que chegou até ele. A "trajetória percorrida" do avião B foi zero. Repito a pergunta: isso é possível? Claro que não… pois a distância é a mesma!!!

  39. Afe maria!

    Amanhã faço teu desenho, curte o site da rotação da terra realtime enquanto isso…

    http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024&opt=-l&lat=350.45

  40. Vc esta equivocado… nem preciso desenhar.

    Se o avião B fizer o que tu está dizendo a trajetória percorrida não será zero, será duas vezes a distância do navio até o ponto mais alto que o avião atingiu, ou seja distância da subida + a distâncida da descida.

    O deslocamento do avião é que será zero.

  41. Véio, o desenho abaixo é o mesmo de antes mas com coordenadas. Diz quais são as tuas coordenadas ae!

    http://yfrog.com/mucoordenadasj

  42. Tenho que rir com vocês! De qualquer forma, ainda tô com o Sujô!

  43. Como não vai ser zero Tchê? Te decide. Subir e descer não interessa. Pode ser 1 ou 10 km, se tu subir em linha reta e descer em linha reta tu continuará na mesma coordenada. Deslocamento zero, trajetória percorrida zero (já que a trajetória percorrida que falamos é do ponto A ao ponto B, ou seja, de uma coordenada até outra).

    Bah, enxerguei mais uma coisa agora no teu desenho que chega a ser ridícula se tu não observar: contei os quadradinhos entre um navio e outro (deu 18, se olharmos a ponta do avião B dá 21). Tu disse que a distância entre um navio e outro é a mesma, fixa e não muda (perfeito). Se tu rearranjar teu desenho, colocando o ponto de chegada do avião B no navio A na posição 23, vai manter a tua teoria certo? Conta os quadrinhos: dá 9!!!

    Agora me explica: se a distância entre os navios é a mesma durnate a viagem, não muda e é fixa, como é que tu conseguiu sair de um navio e chegar no outro, se PERCORREU apenas 9 quadrinhos, e a distância entre eles é, de no mínimo 18 quadrinhos???? Tu caiu na água velho….

  44. naquele exemplo q tu sugeriu…
    deslocamento = 0
    trajetória percorrida = subida + descida
    distância entre A e B = sempre a mesma

    ______________________________

    Não entendi direito a primeira pergunta, tu quer mudar o lugar só do naviao A e avião B?

    A segunda pergunta:
    O avião não cai na água pq o navio percorreu 9 quadrados.

    ____________________

    Antes tu disse q os pontos de saida de A e B estavam errados. Me da as tuas coordenadas destes pontos.

  45. Esquece subida e descida!!!! Estamos falando da esquerda pra direita e da direita pra esquerda! Esquece a subida!!!!

    Sim, só muda o local onde eles vão se encontrar: ao invés de ser no 15, põe no 23!!!

    Só não cai na água porque o ponto daonde tu saiu não é mais o mesmo: ele está 9 quadrados pra direita (o avião andou isso).

    Eles tem um ponto de saída no desenho entre as letras G e M (6 e 34) e outro no desenho de Q a W (15 e 43)!!!

  46. tuas coordenadas:

    http://yfrog.com/59teoriadoveio2j
    ________________

    Aqui o que eu discordo:

    http://yfrog.com/j3teoriadoveio2diferenaj

    o VERDE faz parte da trajetória do avião A

    o LARANJA é a trajetória do navio B e não faz parte da trajetória do avião B.

  47. Xicão Tofani on 2 de outubro de 2010 at 2:16 said:

    É seguinte, refazemos a suposição:

    Dois aviões estão no mesmo lugar e querem se deslocar até o outro lado da terra, por lados opostos. Se a terra estivesse parada, os dois chegariam juntos, percorreriam a mesma distancia, tudo bonito.

    Então, supomos agora que em cada avião é colocado uma determinada quantidade de combustível exatamente para percorrer a distância, caso a terra estivesse parada.

    Mas a terra não para. Assim o combustível do avião que está indo no sentido de giro da terra acabaria antes dele chegar no destino, ou seja, o avião cairia antes. Enquanto o outro avião chegaria no destino e sobraria combustível, pois a terra "andou" um pouco a seu favor, CERTO?

    Como explicar a diferença no tanque de combustível dos aviões e a queda de um deles se eles foram abastecidos para percorrer a mesma distância?

  48. Xicão Tofani on 2 de outubro de 2010 at 2:41 said:

    … continuando

    Para por em numeros, digamos que essa distância seja 100km. Então os tanques de combustível foram calibrados para percorres esses mesmos 100km. Assim o avião que caiu no mar marca no seu "marcador de distancia percorrida" 100km, e o outro avião que chegou no destino marca qualquer coisa, com certeza menor que 100km.

    Abração do Tofani.

  49. Aí que tá Sujô: o laranja foi percorrido pelo avião B sim!!! Sexta, indo pra aula, sentei no ônibus ao lado de uma guria com uma pasta do curso de Física. Perguntei pra ela e ela me disse que não poderia responder ao certo pois ainda não havia feito astronomia, mas que concordava comigo (mesma distância). Cheguei em casa e fiz umas buscas na net e consegui alguém que pode nos dar a resposta. Aliás ele até já deu. Vou te mandar o e-mail que troquei com ele e o endereço dele para que tu "sane" a tua dúvida!!! Éle tem um site sobre astronomia e astronáutica!

  50. Colando o teu email abaixo Véio:

    "Olá Vinícius,

    a confusão que o teu amigo está fazendo é quanto ao referencial que ele usa. Uma meia circunferência é absolutamente igual a outra meia circunferência, não importa por que lado a estamos percorrendo. Descontando eventuais correntes de vento (considerando a atmosfera parada), um avião vai ter que percorrer a mesma distância em relação ao solo em ambos os sentidos e, estando na mesma velocidade, estas distâncias serão percorridas no mesmo tempo (v = d / t).

    O que o teu amigo pode estar se confundindo é que, se ele usa como referencial algo externo ao planeta, como por exemplo o Sol, quem viajar a favor da rotação da Terra terá a velocidade de rotação da Terra ajudando (sua passagem em relação ao Sol), e vice-versa. Por exemplo, um jato supersônico poderia viajar na mesmo valor numérico da velocidade tangencial da rotação da Terra. Nesse caso, se ele decolar ao meio-dia e voar contra a rotação ele terá o Sol sempre sobre sua cabeça, parado no céu, e a Terra passando embaixo dele (é como subir numa escada rolante que desce). Em relação ao Sol, ele poderá completar uma volta "sem sair do lugar", isto é, sem sair debaixo do Sol. Se fizer a viagem no mesmo sentido da rotação da Terra ele deixará o Sol para trás em alta velocidade (a soma da sua velocidade mais a velocidade tangencial da rotação da Terra) e encontrará o Sol a pino novamente em apenas 12 horas. Mas tudo isso é em relação a um ponto FORA DA TERRA. Em relação a referenciais dentro da Terra tudo se passa como se ela não estivesse em rotação. Aliás, nós nem perceberíamos que ela está em rotação se não tivéssemos referenciais externos.

    Abraço,

    Zeca (Agustoni)
    "

Comment navigation

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation