Daily Archives: 24 de setembro de 2010

You are browsing the site archives by date.

Novos tempos, mesma discussão

Faz tempo! Aliás, faz MUITO tempo que, volta e meia, no aquece preliminar ao jogo do Grêmio, surge a mesma discussão. É coisa de nerd, a gente sabe. Mesmo assim, a dúvida insiste em permanecer. Já viramos o google do avesso, e ele ainda não conseguiu nos explicar. Já questionamos amigos, pilotos, mestres em física. Já dividimos essa angústia com várias pessoas que já passaram pelo nosso grupinho de jogo. Mas a dúvida permanece!

Como não poderia deixar de ser, tudo começou com o Véio e o Sujô. Sim, porque nenhum deles dá o braço a torcer. Ao que parece, tá valendo uma caixa de ceva, se é que a aposta já não aumentou. De qualquer forma, o importante é que todos beberemos juntos, independente da resposta correta. Isso, é claro, se algum dia alguém conseguir nos dar uma resposta convincente.

A história é mais ou menos assim: Tu estás num ponto da Terra e quer chegar exatamente do outro lado. Percorrer a metade da Terra. Se tu fores pelo lado contrário a rotação dela, tu farás em menos tempo. Se tu fores a favor da rotação dela, tu demoras mais. Até aqui tudo tranquilo. Todos de acordo!

Com a Terra parada, a distância de um ponto ao outro, independente de por qual lado será feito o trajeto, é a mesma. Ok, isso também é consenso. A complicação vem agora: eu acho, e também acho que é o que o Sujô acha (a essa altura do campeonato eu já nem sei mais quem acha o que!) que a distância percorrida é menor se o avião for pelo lado contrário a rotação da Terra. Isso porque o avião “ganha” quilômetros a medida em que o planeta gira.

O Véio acha que a distância percorrida é a mesma. Pois afinal, a distância entre os dois pontos é a mesma, tanto faz o lado. O Cassiano levantou uma questão bastante relevante, sobre as distâncias de vôo serem contadas em horas, não em quilômetros. Talvez esteja aí a chave da questão.

Também devo confessar que, depois de tantos exemplos, ideias estapafúrdias, teorias e fórmulas de física, eu já nem tenho bem certeza se a discussão é mesmo em torno dessa questão ou se já mudou para outra, ainda relacionada a Terra, rotação, distâncias e avião. Também não sei se queremos de fato solucionar a questão ou se gostamos mesmo é de ter algo sobre o que discutir infinitamente. Nem que seja em meio a gritos, caretas e fórmulas matemáticas.